sábado, 31 de janeiro de 2009

Frango aos 40 alhos

A receita não é minha. Se não me engano, encontrei ela na internet, há muito tempo, e copiei. Tanto tempo que não me lembro onde e, tampouco, anotei os créditos. Mas a receita é muito boa, fácil e curiosa - a começar pelo nome. Isso mesmo: 40 dentes de alho! Mas não fica forte demais não, e o hálito... bem, é melhor comer junto com o marido, daí ninguém pode reclamar.

Receita
1kg de frango limpo e em pedaços (eu prefiro sem pele)
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
1/2 colher de chá de sal grosso
1/4 colher de chá de pimenta do reino
40 dentes de alho descascados
1.1/4 xícara de caldo de legumes
1 xícara de vinho branco

Como fazer
Primeiro, tempere os pedaços de frango já limpos com o sal e a pimenta do reino (as quantidades são as que anotei, mas nunca sigo - sempre tempero a gosto). Coloque o frango em um vaso tampado (ou com filme transparente) e guarde na geladeira.


Dica para o alho: para facilitar o trabalho de descascar o alho, coloque os dentes no microondas por alguns segundos. Para 40 dentes, recomendo 20-30s. Se fossem 1 ou 2 ou 3 dentes, 10s bastariam.

Aqueça a manteiga em uma frigideira, coloque os 40 dentes de alho e doure em fogo brando. Vire de vez em quando para dourar por igual.
(dessa vez que eu fotografei, estava fazendo 2 receitas, portanto foram 80 dentes de alho!

(o alho deve ficar assim)

Tire os dentes de alho da panela, aumente o fogo e coloque os pedaços de frango já temperados. Deixe dourar um lado e depois o outro.



Quando o frango estiver bem dourado, distribua o alho por cima do frango (recomendo reservar alguns dentes de alho), acrescente o caldo de legumes e o vinho branco e tampe.


Cozinhe em fogo baixo até amaciar bem (por 30-40 minutos). Um pouco antes disso eu acrescento aqueles dentes de alho que havia reservado. Se necessário, remova o frango e reduza o caldo. Eu recomendo deixar com bastante molho.

Sirva com pão francês fresquinho.

Um comentário: