domingo, 1 de março de 2009

Melão andino

Pelo menos foi assim que estava escrito na quitanda: Melão Andino. Num sábado de fevereiro fiz duas descobertas interessantes: uma quitandinha pertinho de casa (!) e o melão andino que estava vendendo lá.
Adoro quitandas, mercados e feiras! E quando vi essa fruta diferente na vitrine, não resisti e comprei duas para provar. Melão Andino. E o engraçado é que o danado me parecia familiar...

Meus comentários:
Quando compro por aqui qualquer fruta de clima temperado, já tenho em mente que elas estarão um pouquinho aquém de seu verdadeiro sabor e aparência. Para as pobres frutas chegarem aqui ainda próprias para o comércio e o consumo, certamente precisam ser colhidas meio verdes. E têm que aguentar muita viagem e muito manuseio. Mas em compensação, as frutas tropicais... ah, isso é outro assunto!
O melão andino que eu provei era extremamente suculento, com poucas sementes mas pouco doce. O sabor era realmente de um melão. Valeu a experiência, no entanto acho que deixarei para provar novamente um melão andino quando estiver in loco.
Agora, o danado é bonito. Do tamanho de uma manga e todo pintadinho de roxo!


Mas eu fiquei encucada de como o melão dos andes podia me parecer tão familiar... daí fui procurar em alguns livros. E não é que achei!?
Com outro nome: Pepino.



Lá está escrito:
"PEPINO. Às vezes confundido com melão, relaciona-se mais ao tomate e à beringela. Descasque a casca amarga e corte a polpa em fatias finas. Use em saladas de frutas."
Achei muito fraquinha essa explicação. Na wikipedia tem mais informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário