quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bolo de chocolate

Olá,
Faz tempo que não escrevo aqui, mas isso não quer dizer que estivesse todo esse tempo longe da internet.
Continuo visitando blogs, vasculhando a rede! E dia desses me deparei com a receita do "melhor bolo de chocolate do mundo" no blog da Fernanda (aqui). Claro que um post com esse título chama a atenção. E claro que li a receita e fiquei realmente curiosa. Precisava preparar o bolo na primeira oportunidade.
A oportunidade surgiu no último fim de semana. Minha sogra nos convidou para almoçar no domingo e no meio da semana tinha sido o aniversário do meu sogro... e eu fiquei de levar uma sobremesa!
Diferente do que a Fernanda recomenda, fiz o bolo no mesmo dia - logo que acordei no domingo.
E usei na massa 1 barra (180g) de chocolate meio amargo Hersheys. Acho que por causa do clima daqui do nordeste, não tive grandes dificuldades na hora de misturar o chocolate na massa...
Outra coisa que fiz diferente foi a cobertura: no sábado a noite, cozinhei 1 lata de leite condensado por 45 minutos na panela de pressão para fazer doce de leite. No domingo de manhã, derreti 1 barra de chocolate meio amargo Hersheys e misturei com o doce de leite (vale a pena esquentar um pouco o dece de leite para facilitar a mistura). Deliciosa a cobertura, mas fica mais sequinha. Recomendo, caso use essa cobertura, fazer uma calda de chocolate mesmo para regar o bolo antes de cobrir.
Outro probleminha foi que esqueci de tirar as fotos do processo. Só lembramos de fotografar depois que todos repetiram a sobremesa! Ficou uma delícia, fofinho e pouco doce. Repetirei com toda a certeza.
Abaixo coloco a receita original da Fernanda Couto, junto com meus comentários.


Ingredientes:
4 claras em neve
4 gemas de ovo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de água fervente
200g de chocolate escuro derretido (pode ser amargo)

Preparo:
Na tigela menor da batedeira bata as claras em neve. Eu juntei 1/2 xícara de açúcar às claras batidas, para que não "desandasse". Reserve.
Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Bati por 30min contados de timer.
Depois de bater os 20/ 30 minutos, acrescente 200g de chocolate em barra (usei uma barra de 180g de chocolate meio amargo) derretido previamente, e bater mais um pouquinho até incorporar. A batedeira vai chorar, como fez aqui em casa, pois fica bem difícil bater a massa já fria como o chocolate, que vai endurecendo no processo. Parece até que não vai dar certo, mas vai, e muito, acredite. Minha batedeira não reclamou - pode ser a temperatura ambiente daqui de Recife, num dia ensolarado de verão...
Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima.
Leve a assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada com manteiga ou margarina (sem sal, minhas amigas!) e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos, meu bolo deu uma queimadinha nesses 10 min de forno quente, e depois reduza para médio. Desenforme morno.

Para a cobertura:
duas barras (160g cada) de chocolate ao leite derretidas (derreti no microondas) misturadas com duas latas de creme de leite.
Cubra o bolo - a receita rende uma camada bem generosa em um bolo redondo - e coloque na geladeira até o dia seguinte (é sempre bom cobrir para não ressecar). Decorei com cerejinhas.

Como eu já disse, fiz diferente somente porque minha sogra não gosta de creme de leite - mas essa sugestão da Fernanda deve ser deliciosa!

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Nossa, eu fiz e o tempo de assar foi de 15 min. apenas. Quase queimou, mas comemos tuuuudo. Uma delícia.

    ResponderExcluir
  2. VAMOS VER COMO VAI FICAR! ASSIM QUE ESTIVER PRONTO, POSTAMOS!

    ResponderExcluir
  3. que fofa!!! que legal que fez o bolo! delícia, né?

    ResponderExcluir